Preparo do solo para o plantio de beterraba. Veja nossas dicas!

Preparo do solo para o plantio de beterraba. Veja nossas dicas!

Com um sabor levemente adocicado, a beterraba é uma raiz tuberosa que pode ser cozida, ou apreciada crua em saladas. Esse vegetal é originário de regiões temperadas do norte da Europa e do norte da África. O cultivo da beterraba é mais indicado para locais de clima ameno, com temperaturas de 10 a 20 graus. Por isso, no Brasil as regiões mais indicadas para o cultivo são estados do Sul e Sudeste. No estado de São Paulo, por exemplo, as cidades que se destacam para o plantio são Sorocaba, Mogi das Cruzes e a Capital. 

Melhor época – O cultivo da beterraba pode ser realizado o ano todo em áreas acima de 800 metros de altitude, ou de 400 a 800 metros, nos períodos de fevereiro a junho e de abril a junho para altitudes menores que 400 metros. Durante os meses chuvosos e quentes o cultivo se torna mais difícil. Um dos motivos é a falta de cultivar resistente à principal doença foliar, a mancha da folha. 

Adubagem – É importante realizar o preparo do solo, dessa forma os solos encharcados e declivosos devem ser evitados. A beterraba é sensível à acidez do solo, por isso ela desenvolve melhor em pH entre 6,0 e 7,5. O solo deve estar bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica, além disso, o solo rico em boro facilita o crescimento dessa raiz.  

Plantio – O plantio é realizado através dos glomérulos de frutos, com algumas sementes. É necessário retirar o excesso de plantas quando as mudas atingem de 5 a 10 cm de altura. É importante que a semeação aconteça com uma profundidade de 1 cm no solo, em local definitivo. A germinação das sementes geralmente leva de uma a três semanas, dependendo das condições ambientais.

Cultivo – Antes de adubar, faça análise do solo, seguida da calagem, se necessário. Para o cultivo da beterraba é necessário boa luminosidade, portanto, é importante que ela esteja em um local que tenha contato com o sol para o seu crescimento. Além desses fatores, a irrigação deve sempre acontecer de forma que não deixe o solo encharcado.  

A colheita da beterraba pode variar de acordo com seu cultivo, mas de modo geral as raízes são colhidas quando atingem o diâmetro de 8 a 12 cm e 7 cm de comprimento, que pode ocorrer mais ou menos em 80 dias após a semeadura. É importante não deixar passar muito do tempo de colheita, pois as raízes ficam duras e plantação pode ser perdida. 

Gostou dessas dicas e informações? Continue lendo nossas notícias, clique aqui e veja todos os conteúdos que temos e podem ser uteis para você! 

Deixe uma resposta