Sul e Sudeste se preparam para o plantio de uva

Sul e Sudeste se preparam para o plantio de uva

Os principais estados produtores de uvas de mesa e para vinhos no Brasil são Rio Grande do Sul (com cerca de 80% da produção) e São Paulo. Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais completam as regiões produtoras.

Essas regiões se preparam para o plantio que terá início agora nos meses de julho e agosto.

A produção de uvas envolve uma grande gama de atividades ao longo do ciclo produtivo. Demanda bastante conhecimento técnico do produtor ou a assistência de um profissional com experiência comprovada.

O melhor desenvolvimento da videira ocorre em regiões de clima mediterrâneo. Apesar disso, adapta-se a diferentes condições climáticas. A planta prefere temperaturas entre 15 e 30 graus, faixa que influencia o processo de fotossíntese, a produtividade e a duração dos dias entre floração e colheita, período que deve contar com muita luminosidade. Com exceção dos encharcados, a videira vai bem em qualquer tipo de solo. Por isso as regiões sul e sudeste são as mais apropriadas para essa cultura. O clima nessas regiões favorecem o plantio das videiras.

E a época apropriada para o plantio são os meses de julho e agosto, que apresenta condições climáticas e temperaturas favoráveis nessa época.

Rio Grande do Sul concentra atualmente sua vitivinicultura na microrregião de Caxias do Sul que engloba os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Flores da Cunha, Farroupilha, Caxias do Sul e alguns outros. O Estado de Santa Catarina concentra 95% da produção vinícola na região do vale do Rio do Peixe. A viticultura no Paraná é explorada em duas regiões bem distinta: Na região metropolitana de Curitiba e a região norte do estado.

São Paulo concentra sua viticultura nos municípios de Jundiaí, Louveira, Vinhedo, São Roque, Itatiba, Jarinu, Cabreúva, Valinhos e Atibaia. Em Minas Gerais, a viticultura localiza-se na região Sul do estado, principalmente nos municípios de Andradas e Caldas.

Vale lembrar que a produção da fruta pode ser direcionada para o consumo in natura ou para a fabricação de sucos e vinhos.

Deixe uma resposta