Como o setor agrícola foi atingido pela crise do coronavírus?

Como o setor agrícola foi atingido pela crise do coronavírus?

A pandemia do coronavírus causou efeitos tão agressivos na economia global que acendeu luzes de alerta em todos os setores do mundo.

E claro, para o agronegócio não é diferente. Existe sim a preocupação. Mas especialistas de todas as partes afirmam que o agro deverá ser um dos setores menos atingidos pela pior crise dos últimos anos, porém, as preocupações são tão intensas quanto em qualquer outra frente.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) traça um cenário do impacto da pandemia do Covid-19 para o agro, a partir de levantamentos periódicos de informações sobre o cenário interno e externo.

Para a CNA, as medidas aplicadas por governos no combate à doença – como isolamento social – não podem ser absolutas, e a cadeia de produção e comercialização de alimentos deve permanecer sem alterações, assim como os serviços de saúde, uma vez que a demanda não será reduzida pela crise. A necessidade de alimentação da população deverá fazer o contrapeso e segurar a demanda para o agronegócio.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que a população deve se manter tranquila em relação ao abastecimento de alimentos. “O Brasil é um grande celeiro, produtor de alimentos, e não precisamos ter nenhuma expectativa negativa de que não teremos alimentos para nosso povo”, concluiu Tereza Cristina.

Deixe uma resposta