Colheita de caqui

Colheita de caqui

As chuvas de verão ainda não foram embora, mas o outono chegou e com ele a colheita do caqui.

No interior de São Paulo, a colheita do caqui está a todo o vapor. Entre abril e junho, com a sazonalidade da fruta, o número de empregos temporários aumentam na região e as cooperativas têm trabalho o dia todo.

A produção de caquis destina-se, na quase totalidade, ao consumo in natura, no mercado interno, porém com boas perspectivas de exportação. Os frutos prestam-se também ao aproveitamento industrial-artesanal, em forma de passa e de vinagre.

O termo caqui é uma derivação do nome em japonês kaki, e é como a fruta é conhecida por lá. Mas na Europa a fruta é conhecida como dióspiro, termo de origem grega que significa alimento de Zeus, personagem da mitologia.

O caqui tem origem asiática, foi na China e no Japão que fincou raízes e de lá se espalhou pelos quatro cantos do planeta. Chegou ao Brasil com a leva de imigrantes japoneses no fim do século 19, encontrando, no Sul e Sudeste do país, solo e clima favoráveis ao seu cultivo. No Japão, segundo estudiosos, estão catalogadas mais de 800 variedades da fruta, mas por aqui o tipo rama forte, o fuyu, o goimbo e o kyoto são os mais populares. Apesar de existirem variedades que “travam a boca”, o caqui quando maduro é suculento e doce. O tão procurado “caqui chocolate”, não é considerado um tipo exclusivo do gênero. Todo caqui pode ser “chocolate” desde que tenha sementes. É a natureza quem decide. Uma única árvore pode gerar frutos com e sem sementes.

A presença delas ajuda na liberação dos taninos, responsáveis pela característica adstringente da fruta. O caqui se adaptou tão bem lá pelos lados de São Paulo que na região de Itatiba, no Sudoeste daquele estado, ocorre no mês de abril a festa do caqui, onde os agricultores comemoram a colheita e divulgam a fruta. A cidade do Rio de Janeiro, e mais especificamente na Baixada Fluminense, também é conhecida pelos seus saborosos caquis. Na famosa Avenida Brasil, centenas de ambulantes anunciam a chegada da safra.

Este post tem um comentário

  1. O N I V AL D O B A N D O R I A

    muito bom sobre o caqui. gostei.
    O N I V A L D O

Deixe uma resposta