O Cultivo do Milho

O Cultivo do Milho

O milho é um produto que, como qualquer outro, apresenta suas peculiaridades. Inclusive, no que diz respeito a seu plantio.

O milho é uma das fontes de carboidratos mais consumidas em todo o mundo, sendo a cultura que passou pelo mais longo processo de melhoramento genético, e também o cultivo mais estudado em toda a história da humanidade.

No início de seu cultivo, o milho era utilizado basicamente para a subsistência humana. Com o decorrer do tempo foi ganhando importância e transformou-se no principal insumo para a produção de aves e suínos, além de sua importância estratégica para a segurança alimentar do brasileiro ao longo das últimas décadas.

No Brasil a produção de milho verde é feita principalmente em pequenas propriedades, que possuem de 1 a 5 hectares, pois os bons preços de mercado e a necessidade do fornecimento constante ao mercado consumidor favorecem a sobrevivência dos pequenos e médios produtores. Lavouras irrigadas possibilitam o suprimento do mercado mesmo nos meses mais secos. A produção tem se concentrado principalmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

O milho pode ser plantado em várias épocas do ano, pois o abastecimento do mercado deve ser constante devido à impossibilidade da estocagem do produto.

A importância do milho não está apenas na produção de uma cultura anual, mas em todo o relacionamento que essa cultura tem na produção agropecuária brasileira, tanto no que diz respeito a fatores econômicos quanto a fatores sociais. Pela sua versatilidade de uso, pelos desdobramentos de produção animal e pelo aspecto social, o milho é um dos mais importantes produtos do setor agrícola no Brasil.

 

Deixe uma resposta