Dicas para cuidar da horta no inverno!

Dicas para cuidar da horta no inverno!

O inverno é aquela estação do ano em que devemos tomar o maior cuidado, tanto pessoais, quanto com nossos alimentos. É um momento de menor crescimento das folhas de plantas, hortaliças, entre outras espécies, porém a raiz está em constante funcionamento, e o inverno também é propício para o florescimento de algumas espécies como as de dia curto, que necessitam de uma exposição menor ao sol.

Confira aqui algumas dicas para dicas para cuidar da horta no inverno:

– A primeira coisa que devemos ficar atentos é na rega, pois a terra tende a ficar mais úmida, ou seja, não precisamos molhar com tanta frequência, pois um solo úmido é a porta de entrada para fungos. Por isso, regue durante a manhã. A rega deve ser efetuada somente uma vez ao dia, e de preferência na parte da manhã, pois se for feita à noite, ou à tarde a terra permanecerá muito tempo úmida.

– A adubação também é um fato que devemos nos preocupar, pois uma planta bem nutrida, tem mais resistência e consegue se defender de ataques de pragas, ou de fatores climáticos que venham interferir em seu desenvolvimento. Por conta disso é necessário fazer a aplicação de um composto orgânico, dependendo do tamanho de sua horta a quantidade pode ir até 2 quilos por metro quadrado, você também pode aproveitar o chorume do composto orgânico, é uma boa alternativa para a adubação foliar.

– Uma dica importante, que pode ajudar muito para saber se vai haver a formação de geadas, é verificar a temperatura do ar no início da noite. Se a temperatura estiver em torno de 13 graus e não estiver chovendo, é bem provável que ocorram geadas na madrugada seguinte. Neste caso, deve-se providenciar a cobertura total das plantas com algum material opaco (papel pardo, palhada, sacos de algodão e até o sombrite) no final do dia.

– Melhore a circulação de ar. Isso pode ser feito através de pequenas podas, em que são tiradas apenas as folhas secas.

– Afofe frequentemente a terra. Esta ação ajuda aerar o solo, o que pode permitir um maior bem-estar do cultivo.

– Não plante duas mudas muito próximas. Como a estação requer muitos cuidados, também requer muitas vitaminas para a horta, uma muda muito perto da outra pode causar problemas no desenvolvimento.

Quer receber mais informações sobre nossas ferramentas? Clique aqui.

 

Deixe uma resposta