Conheça Uruana, a Capital da Melancia e algumas curiosidades

Conheça Uruana, a Capital da Melancia e algumas curiosidades

A melancia é uma fruta muito amada no Brasil, e uma ótima aliada para os dias quentes do verão, pois contém uma boa quantidade de sumo e por isso se torna muito refrescante. O que nem todos sabem é que, no Brasil, existe o festival da melancia, que acontece na cidade de Uruana, em Goiás.  A cidade ficou conhecida como a Capital da Melancia, devido à grande produção no município. Na entrada da cidade é possível avistar um monumento em formato de melancia e as boas-vindas a capital da melancia. 

No período do verão, a safra da fruta se torna ainda maior, o que deixa os produtores e moradores mais otimistas quanto à economia e cultura local. O Município que conta com cerca de 14 mil habitantes, realiza anualmente no mês de setembro, a Festa da Melancia, que chegou a receber em torno de 80 mil visitantes em sua 40º edição realizada em 2019, conta com desafios, apresentações e atrações artísticas e até eleição da “Rainha da Melancia Anual”. 

Embora a maior produção dessa fruta seja no sul do país, a Capital da Melancia ganhou fama por sua comemoração ao período alta safra da fruta e todos os benefícios que ela traz a cultura e a economia local. A melancia representa um importante segmento do agronegócio brasileiro, sendo considerada a terceira fruta mais produzida no País, gerando um valor estimado de R$ 1,3 milhão anual, com produção de 2.240.796 toneladas em uma área colhida de 101.975 hectares (IBGE, 2019).

Quer acompanhar mais dicas, novidades e conteúdos sobre o universo da agricultura? Siga-nos no Facebook para ficar por dentro. 

Deixe uma resposta