A importância do calendário agrícola para o produtor rural

A importância do calendário agrícola para o produtor rural

A agricultura no Brasil é umas das principais bases da economia do país e se destaca pela sua grande produtividade, variedade e qualidade dos produtos.

Só que plantar envolve riscos, e o produtor deve ficar atento a fatores como o clima, a quantidade e a qualidade da mão de obra, a qualidade do solo e principalmente no fator econômico e na tecnologia aplicada na produção.

Pensando em todos os detalhes foi desenvolvido um calendário para auxiliar os produtores rurais para ajudar a planejar a sua produção com segurança e sucesso.

Sabemos que os bons resultados estão atrelados ao cuidado em todas as etapas do processo do plantio, que devem ser bem planejadas e executadas, evitando assim os prejuízos.

O calendário agrícola foi desenvolvido justamente para isso: ajudar o produtor a fazer um levantamento da melhor época para plantar e definir quando disponibilizar qualquer tipo de semente no mercado.

Na realidade, o calendário agrícola nada mais é do que uma fonte de informação que fornece ao produtor rural as informações como os meses nos quais se realizam a semeadura e a colheita de diversas culturas agrícolas ao longo do ano, de acordo com a região do país

Essas informações serão fundamentais para o agricultor. Com esses dados ele deverá fazer usos de alguns critérios (sobretudo de natureza técnica e socioeconômica) que servirão para orientar sua decisão sobre quais são as culturas que irão potencializar as condições e recursos naturais presentes em sua propriedade.

O produtor precisa estar atento a vários fatores para evitar possíveis perdas, como qualificação da mão de obra, qualidade do solo, tecnologias que favoreçam a plantação, produtos que serão utilizados, clima e datas.

Depois de ter verificado esses detalhes citados, é possível ter em mãos informações, como:

– Início e término da estação de chuvas;

– Variação de temperatura;

– Velocidade do vento;

– Precipitação anual;

– Umidade relativa do ar;

– Zoneamento agrícola;

– Épocas ideais de plantio;

– Colheita das principais culturas em determinada região.

Como você pode conferir, o objetivo do calendário agrícola é de guiar o agricultor, facilitando o período de plantio, ajudando na organização e no controle de datas e períodos condizentes com a região e o clima em que a produção está sendo executada.

 

Gostou desse conteúdo? Cadastre-se aqui e receba dicas, notícias e novidades em primeira mão.

 

Deixe uma resposta