A importância e o avanço da tecnologia na agricultura!

A importância e o avanço da tecnologia na agricultura!

Tecnologia agrícola: a importância e principais inovações

É de conhecimento de todos que a tecnologia é fundamental para o aumento da produção agrícola. A tecnologia Agrícola é o principal instrumento para a produção eficiente e rentável: estufas, plásticos, irrigação, substratos, pesticidas, tratores, máquinas, colheitadeiras, etc. Mas nem sempre foi assim.

Por muitos séculos, a tecnologia na agricultura era uma realidade impensável e impraticável. Nas últimas décadas, no entanto, ambas estão envolvidas na transformação e otimização de processos para garantir mais produtividade na atividade rural.

O mundo passa por um momento onde as transformações se dão em velocidade muito alta, isto devido dentre outras coisas à capacidade de geração de conhecimento pelas instituições de pesquisa, à mobilidade e conectividade das pessoas. Podemos afirmar que as plantações modernas e as operações agrícolas são realizadas de maneiras muito diferentes quando comparadas às praticadas algumas décadas atrás. Hoje em dia, a tecnologia na agricultura beneficia os trabalhadores do campo com processos produtivos mais inteligentes, automatizados, que exigem menor esforço e empregam os insumos agrícolas de forma mais racional e econômica.

Existem tecnologias específicas para cada momento, desde o melhoramento genético para a produção de sementes até a comunicação com os consumidores finais. Uma das primeiras ferramentas tecnológicas incorporadas à produção de alimentos foi o uso do GPS (em inglês global positioning system). Outra ferramenta muito utilizada são os aplicativos que são usados para monitorar plantações remotamente, via smartphone, computadores ou tablets. E o mais recente salto tecnológico do setor agrícola foi a introdução de drones. Confira os benefícios que o uso da tecnologia na agricultura:

– Melhora e otimiza a produção e o uso de insumos;

– Reduz os impactos negativos no meio ambiente;

– Aumenta a produtividade da lavoura;

– Facilita a comunicação entre produtor, operadores, administradores, agrônomos etc com o uso de celulares e ferramentas de internet;

– Diminui custos de acesso a serviços – seguro e crédito, por exemplo – e informação – como de mercado ou tecnológica.

– Reduz riscos de perdas com eventos climáticos, pragas e desastres naturais, por meio de sistemas de monitoramento e de informação acessíveis.

– Ajuda a aumentar a renda do produtor com o incremento da qualidade da produção agrícola.
Como vimos, a tecnologia traz grandes benefícios para o homem na produção agrícola.

No entanto, para que a tecnologia possa ser utilizada de forma adequada, cada vez mais se faz necessário o conhecimento. Somente através do conhecimento seremos capazes de utilizar de forma correta as tecnologias que são disponibilizadas a todo instante.

Gostou desse conteúdo? Cadastre-se aqui  e receba dicas, notícias e novidades em primeira mão.

Deixe uma resposta