Saiba mais sobre o preparo do solo para plantio de melancia

Saiba mais sobre o preparo do solo para plantio de melancia

A melancia é possível de plantio durante todo o ano no Brasil. Conhecida por seu tamanho e grande peso, a fruta é adocicada, de carne vermelha e uma grossa casca verde. As sementes ficam em seu interior, e o crescimento é feito em ramas sobre o chão. 

O sistema de plantio mais comum no país é a irrigação, que gera frutos mais sadios. A relação com a chuva é boa, porém, recomenda-se optar pelos meses menos chuvosos, como o período de maio a setembro. 

Um pé de melancia pode ter até três metros de comprimento, e a profundidade das raízes depende do tipo de terra. Em terras bem adubadas, podem crescer até cerca de um metro de profundidade; em terras argilosas ou com as camadas inferiores endurecidas, as raízes não crescem tanto. Uma particularidade dessa planta está nas flores que geram os frutos: elas nascem ao início do dia, e murcham após o poente do sol, durando apenas um dia. 

A melancia é uma fruta que depende de insetos polinizadores para crescer. Sabendo isso, é interessante manter uma caixa de abelhas próxima à plantação, garantindo que o pé tenha fácil acesso destes insetos. 

Se você vai começar a produzir melancias, ou já é um produtor e quer aumentar seus frutos, siga nossas orientações.  

  • Para plantar:
    Uma importante parte do plantio de melancias é o espaçamento entre os  frutos. Este espaçamento pode variar entre:
    3m x 1m;
    3m x 2m;
    3m x 3m. 

Você pode optar pelo espaço que considerar mais adequado, porém, a EMBRAPA recomenda que haja bastante espaço, contribuindo para ventilação da plantação, e também para o controle de pragas.

Abra os buracos na terra com auxílio do enxadão, deixando cerca de 2 dedos (quatro centímetros) de profundidade. Adube bem, afinal, quanto melhor adubadas a terra, melhores e mais doces serão suas melancias. 

Em cada buraco, adicione  sementes, tapando-as com terra. Regue bem, deixando o terreno úmido.

  • Para irrigar: 
    Não interessante deixar o terreno muito molhado, pois o excesso de água deixa a melancia sem gosto e pode fazer com que as frutas rachem. Para evitar isso, faça o seguinte: 
  • Da etapa de semeadura até a germinação, regue todos os dias, utilizando apenas a água necessária; 
  • Chegada a germinação até a etapa da frutificação, regue com menor frequência e use muita água;
  • Após a frutificação, utilize pouca água, e regue poucas vezes durante o dia. Siga este procedimento até os primeiros frutos chegarem à maturidade; 
  • Após os primeiros frutos aparentarem estar maduros, pare as regas. Nesta fase, regue somente se preciso, para que os frutos não murchem; 

    Você pode manter uma garrafa de plástico de dois litros, com furo na tampa, cheia de água e enterrada pelo gargalo para molhar as touceiras de melancia.

  • Para a Colheita:
    Leva cerca de 80 a 110 dias para que os frutos estejam em ponto de colheita. Ao madurar, a parte em contato com o chão ficará com uma coloração amarelada. Outro sinal, é o som oco emitido quando se bate nela com o dedo ou com a mão fechada.
    Não esqueça de manter o talo na fruta após a colheita, para  evitar que o fruto apodreça.
    Cuide da sua plantação de melancias com produtos da Pegorari Agrícola. Clique aqui e conheça toda nossa linha agora mesmo

Deixe uma resposta