Leia nossas notícias

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus contatos
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Conheça os diferentes tipos de laranja

Consolidada como a fruta mais produzida no Brasil, a laranja tem sua data de chegada ao país por volta de 1530 por meio dos portugueses, esses que a viam como uma fonte confiável,  e altamente necessária, de vitamina C, já que esta atuava como forte combatente sobre as doenças que devastavam a tripulação de navios durante as grandes navegações. Com este pensamento e a divisão  do  Brasil em capitanias, surgiram no país os primeiros princípios de citriculturas, tendo seus registros iniciais na então chamada Capitania de São Vicente – onde hoje se localiza o litoral paulistano – onde utilizam-se de mudas e tratos culturais trazidos da Espanha.

Mantendo seu posto como primeiro produtor nacional do fruto, São Paulo é  responsável por cerca de 77% da produção nacional, sendo sucedido de Minas Gerais com 6%, Paraná com 5%, Bahia com 4% e pelo Rio Grande do Sul com 2% da produção nacional. A grande maioria da produção  – analisando a safra 2019/2020 do estado de São Paulo e o triângulo mineiro – temos um total de aproximadamente 384,87 milhoẽs de caixas de laranja, sendo boa parte delas destinada a produção de sucos, onde o Brasil também ocupa uma excelente posição, sendo o responsável pela cultura de ¾ da exportação mundial de suco, consolidando-se como o maior exportador e produtor do mundo. 

Mas, como tudo que o envolve, há uma variedade de tipos de laranja disponível no brasil, servindo aos mais diversos gostos e propósitos. Veja abaixo alguns tipos e suas melhores aplicações por forma a casca mais lisa, um sabor suave e uma acidez baixíssima  perfeita para ser utilizada na produção de sucos.

1- LARANJA PÊRA
A menor e mais alongada entre todas, as laranjas do tipo pera não possuem sementes, são bastante utilizadas no consumo natural ou como acompanhamento de pratos tradicionais brasileiros como a famosa feijoada.

2- LARANJA BAHIA
Também chamada de laranja-de-umbigo graças a pequena saliência em sua casca, possui a casca com um tom mo ao paladar:

3- LARANJA LIMA
Uma excelente fonte de vitamina para os bebês é bastante utilizada na produção de sucos na fase de introdução alimentar por não possuir nenhuma acidez, sabor leve e bem adocicado.

4- LARANJA BARÃO
Bastante semelhante a laranja pêra em formato e cor, a laranja barão é perfeita para preparações culinárias como ingrediente em receitas caseiras pela sua suculência e sabor levemente adocicado.

5- LARANJA SELETA
Possuidora do equilíbrio entre o sabor azedo e doce, a laranja seleta pode ser consumida tanto em seu estado natural, quanto em receitas. Pode ser reconhecida por sua casca clarinha e amarelada e pelo sabor suculento.

6- LARANJA DA TERRA
Pequena e achatada, a laranja da terra é conhecida por seu sabor ácido e polpa suculenta assim como seu uso na medicina, sendo muito utilizada como expectorante. Sua maior utilização na culinária é na produção de geleias, compotas e sucos.

Produza laranjas mais doces e suculentas utilizando as ferramentas da Pegorari Agrícola em sua lavoura. Clique aqui e conheça nossas linhas agora mesmo

Notícias relacionadas

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus contatos
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

Newsletter

Assine e receba as novidades em seu e-mail!