Safra de grãos em 2021 tem previsão de recorde

Safra de grãos em 2021 tem previsão de recorde

A previsão da safra de 2021 é a melhor possível. O IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística) prevê 253 milhões de toneladas. Já a companhia nacional do abastecimento, que se utiliza de uma metodologia diferente, estima que as colheitas vão bater a marca dos 269 milhões de toneladas neste próximo ano.  

Os trabalhos no campo não param um minuto. Pessoas e máquinas têm trabalhado constantemente para tornar as estimativas uma realidade, e as áreas de pastagem são agora zona de plantio pra soja e outros grãos.  

O Estado do Mato Grosso concentra a maior produção de grãos do país. Nesta região, foi semeada em 14 dias uma área de 6 milhões de hectares, o que corresponde a 21 vezes as capitais Rio de Janeiro e São Paulo, juntas.  

A supervalorização da soja explica o desejo pelo plantio e pela colheita; hoje, os grãos são comercializados pelo dobro do preço de 2019, e quase 100% dos grãos semeados já estão vendidos. 

Segundo Carlos Alfredo Guedes, gerente de agricultura do IBGE, a desvalorização do Real trouxe para o Brasil novos compradores, além da China, que hoje exporta cerca de 80% da produção nacional de soja. Carlos estima que em 2021 estas ações de compra devam continuar, o que garante a necessidade por produção.   

Além da soja, o milho deve também alcançar a marca dos 97 milhões de toneladas, volume que poderia ser maior se houvesse mais chuvas ao longo de 2020.  

Para plantar e colher com eficiência, conte com a Pegorari Agrícola.

Deixe uma resposta