Qual é a melhor época para plantar mandioca? Qual a data correta para colher o algodão? Quanto tempo leva do plantio à colheita de uma determinada cultura? São muitas informações passando pela cabeça de quem é responsável pela organização e pelas datas referentes à uma produção.

Como dito acima, o calendário agrícola brasileiro é muito específico por conta da pluralidade de clima e vegetação presente no país. Por isso, a bateria de estudos feita para cada região tem as suas características próprias e a mesma cultura pode ter suas datas de produção variando bastante de acordo com a região. A colheita é um procedimento agrícola em que o produtor deve planejar todas as fases, de forma a integrar a colheita ao sistema de produção, de forma a que o grão apresente bom padrão de qualidade.

Diversas são as causas de perdas e o seu conhecimento é fundamental para o planejamento da lavoura e para que se evitem tais perdas. Fatores como o mau preparo do solo, que promovem desníveis no terreno e oscilações na altura de corte durante a colheita, semeadura em época não indicada, que promove baixa estatura ou acamamento nas plantas, cultivares pouco aptas à região, presença de plantas invasoras, que promove alta umidade na área por maior tempo, e retardo na colheita são fatores indiretos de promoção de perdas.

Considerando variações climáticas, umidade do ar, prováveis características do solo e vegetação predominante, vamos analisar os principais produtos de cada estado, informando sua melhor data da colheita no calendário de plantações a seguir!

Região Sul Melhor época da colheita Café: maio a novembro Erva Mate: março a agosto

Região Sudeste Banana: o ano inteiro Café: abril a setembro Cana de Açúcar: abril a setembro Cebola: agosto Cítricos: Todo o ano

Região Nordeste Algodão: junho a dezembro Amendoim: maio a agosto Mandioca: junho e outubro Manga: janeiro a dezembro

Região Norte Maracujá: o ano todo Milho: agosto

Região Centro-Oeste Cana de Açúcar: abril a dezembro Mandioca: março a agosto Tomate: abril a outubro