Leia nossas notícias

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus contatos
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

A importância da agricultura e da construção civil para a nossa economia

O Brasil conta com a participação de diversos setores na economia do país, dentre eles vale ressaltar os segmentos agrícola e da construção civil, que são muito importantes para o crescimento econômico brasileiro. 

Para se ter uma ideia da importância do agronegócio para o país, segundo o Ministério da Agricultura, em 2020, mesmo em um dos piores cenários econômicos mundiais, este setor gerou um valor bruto de produção estimado em R$ 848 bilhões, uma alta de 13,6% em relação ao ano anterior. Em comparação a 2019, a pecuária teve um aumento real de 6,1% e as lavouras, 16,9%. Um recorde de crescimento! 

Com uma boa capacidade produtiva, tanto em quantidade como em qualidade, a agricultura é responsável pelo plantio e cultivo de grãos e cereais, além de ser encarregada de abastecer tanto o mercado interno como o externo. Além disso, diversos fatores fazem com que a agricultura tenha uma participação muito significativa na economia, destacando-se na oferta de emprego e seu potencial de participação no PIB (Produto Interno Bruto), o que favorece o aspecto positivo na balança comercial brasileira e contribui para o desenvolvimento econômico do país. 

Já no cenário da construção civil, o Brasil, assim como os demais países em desenvolvimento, sofre com uma grande carência de infraestrutura e moradia. E apesar da instabilidade econômica e retração que vivemos neste momento, o impacto da construção civil tanto no PIB quanto na geração de empregos é muito grande. 

Sendo este setor um dos grandes motores da nossa economia, em 2019, segundo o jornal Estadão, a construção civil representava 6,7 milhões de postos de trabalho, o equivalente a 7,3% dos trabalhadores brasileiros, isso significa que, a cada 14 pessoas empregadas, uma trabalha na construção civil. 

Em 2020 a previsão para este setor, devido a pandemia, era um encolhimento de 11% do PIB, entretanto, ao final do ano foi possível perceber um recuo de apenas 2,8%, além da criação de 138,4 mil novos postos de trabalho, isso representa uma vitória para a construção civil, e destaca a importância deste setor para o desenvolvimento do país. 

Gostou desse conteúdo? Tem muito mais em nosso blog! 

Notícias relacionadas

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus contatos
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

Newsletter

Assine e receba as novidades em seu e-mail!