You are currently viewing Você sabe o que é patchwork?

Você sabe o que é patchwork?

Você com certeza já viu alguma peça de patchwork por aí! Mas você sabe definir o que é? O patchwork nada mais é do que um trabalho com retalhos. Ou seja, nesta técnica, você usa recortes de tecidos diferentes e pode uni-los de forma harmônica. Enfim, é uma forma de fazer peças divertidas, coloridas e, mais importante ainda, únicas.

Com o patchwork, você pode desenvolver os mais variados produtos como capas de almofadas, tapetes, cortinas, carteiras, capas para cadernos e muito mais.

Ele também pode ser encarado como uma forma de sair da rotina e do caos do dia a dia. Sendo assim, uma boa dica é reservar um período à noite, após o trabalho para se dedicar a essa atividade.

Além de acalmar a mente, quem gosta de arte e costura pode usar o patchwork como uma fonte de renda extra, afinal, é um trabalho artesanal bem valorizado.

Hoje o patchwork é cada vez mais reconhecido como obra de arte. Os resultados da criatividade dos artesãos podem ser conferidos nas diversas feiras e exposições espalhadas pelo Brasil. Esse tipo de artesanato segue o crescimento do setor brasileiro de artigos têxteis que vem produzindo milhões de peças por ano e registrando um crescimento cada vez maior.

A indústria de máquinas de costura está investindo cada vez mais e já conta com equipamentos específicos para “quiltar”, ou seja, acolchoar uma peça de patchwork devidamente acabada. Produções nacionais de réguas, cortadores, stencil e todos os tipos de acessórios que facilitam a execução da técnica podem ser encontrados facilmente. Além de publicações específicas sobre o assunto, há aulas em vídeo na internet. É um mercado em expansão que cresce cada vez mais e há novos espaços a serem explorados.

Afinal, onde e como surgiu o patchwork? Não se sabe ao certo quando surgiu, pois já foram encontradas peças de patchwork, segundo historiadores, em sarcófagos do Antigo Egito por volta do século IX a.C., e há registros de patchwork feito com peles de animais na cultura viking e também no Extremo Oriente.

No Brasil, imigrantes europeus que se instalaram na Região Sul trouxeram a técnica, onde surgiu a tradição das “quilteiras”, que produziam peças de patchwork acabadas e acolchoadas ou “quiltadas”.

Hoje, o Sudeste representa mais de 50% da produção no País. “O patchwork se transformou em expressão artística através de artquilts, está presente na moda, em roupas e acessórios, e chegou até em utilitários como necessaires, carteiras e bolsas.”

E você? Está pronto para iniciar o seu projeto de patchwork e aderir a esta tendência na arte de costurar?

 

Este post tem 4 comentários

  1. Cláudia Gonçalves

    Gostaria de ganhar de voces aquele kit de amostras que voces dão em feiras….nunca consegui pega

  2. Vera

    Eu quero!

  3. Josy coelho

    Boa tarde, gostaria de ter um mostruário de mantas para conhecê-las melhor

  4. Vani kellemann

    Bom dia! Adorei essa matéria. Amo o patchwork, e faço. Procuro estudar esse mundo que me encanta. também gostaria muito de adquirir um mostruário de mantas

Deixe um comentário