You are currently viewing Ombreiras: onde surgiu essa tendência de moda?

Ombreiras: onde surgiu essa tendência de moda?

Você sabia que a história das ombreiras está diretamente ligada à história do empoderamento feminino? Esse hit dos anos 80 é tendência novamente e agora você confere tudo sobre a evolução dessa peça!

Simbolicamente os ombros representam a capacidade de suportar peso, além de referência a assumir responsabilidades, assim as ombreiras destacam os ombros tornando-os maiores e mais imponentes.

Evocadas em tempos difíceis e usadas como ferramenta de poder, as ombreiras, podem ser, portanto, um recurso usado no vestuário para ajudar as pessoas a vencerem os desafios provocados pela pandemia do Coronavírus.

Consultores de imagem e personal stylists devem estar atentos para peças com ombreira, porque além de transmitir segurança psicológica, já que no âmbito emocional, a pessoa se sentirá mais estruturada, também comunicam, de forma não verbal, autoridade e responsabilidade.

Um exemplo de todos esses atributos, é a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, que sempre está com um modelo de blazer que inclui as ombreiras sofisticadíssimos.

Vamos relembrar de onde vieram as primeiras ombreiras…

Lá por volta dos anos 30, a poeta e ativista dos direitos civis Nancy Cunard adotou um blazer masculino como sua peça-chave. Herdeira dos transportes marítimos British, ela era uma verdadeira rebelde e construiu uma imagem que se afastava da noção delicada de feminilidade.

De modo bastante similar, a icônica estilista Elsa Schiaparelli também adotou as ombreiras para si, reforçando a sua visão de moda inovadora. Essas duas mulheres à frente do seu tempo ajudaram a popularizar a tendência, que caiu no gosto da mulherada dos anos 40.

Outro fato e na mesma década de 30 marcada pela Grande Depressão, desencadeada pela quebra da bolsa de Nova York em 1929 e depois a Segunda Guerra Mundial, quando os homens foram convocados para o serviço militar e as mulheres tiveram que assumir as rédeas da família, fez com a ombreira tivesse lugar de destaque nos guarda-roupas femininos e também na história.

E com o passar dos anos já na década de 80, as ombreiras foram convocadas novamente no período em que as mulheres começaram a competir com homens no mercado de trabalho.

Desta forma, podemos perceber que ombreiras tem sido uma constante na luta pelo empoderamento feminino e também um recurso de apoio em momentos de crise: com elas parecemos maiores e mais fortes, nos distanciando da máxima do “sexo frágil”, trazendo um efeito psicológico de segurança e estruturação de que necessitamos para enfrentar os tempos difíceis.

Portanto preparem as ombreiras que nesse momento de crise aguda, vamos evoca-las!

E para quem vai apostar nessa tendência, a Pegorari Têxtil tem várias opções de ombreiras para deixar suas peças mais estruturadas, firmes e empoderadas. ?

Clique aqui e conheça todos tipos de ombreiras! 

Deixe um comentário