Muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher a manta para patchwork correta para o seu trabalho.

O patchwork além de agradar muitas pessoas, é uma excelente forma de ocupar o tempo com atividades que trazem tranquilidade, cuidado e bem-estar. É uma ótima forma de terapia ocupacional.

Diante desse quadro separamos algumas dicas que podem te ajudar:

Já que a manta serve para dar um volume ao trabalho, ela será o recheio do sanduíche (top, manta e forro) e é muito importante escolher bem para deixar o trabalho ainda mais bonito.

A Pegorari Têxtil tem uma grande variedade de mantas para você escolher e antes de definir qual utilizar, você terá que levar em conta algumas características como: se será lavado com frequência, se pode ser passado a ferro ou ainda se o quilting (acolchoamento) será feito a mão ou a máquina.

Você precisa saber também um pouco mais sobre a variedade das mantas, sua composição e densidade.

- Mantas 100% algodão que são naturais e muito fáceis de serem usadas, não encolhem e o trabalho poderá ser passado o ferro. Muito usada para trabalhos grandes e pequenos, feitos à mão e à máquina;

- Mantas sintéticas (100% polyester ou polyester + viscose). Essas são mais duráveis e mantêm sempre a forma original mesmo depois de muitas lavadas. Nem sempre permitem o uso do ferro. São mais leves que as mantas de algodão;

– Mistas (polyester + algodão): Combinam as características do polyester e do algodão. Permitem o uso do ferro. São mais fáceis de quiltar.

Quanto às densidades as mantas se dividem em:

- Finas: Fácil de trabalhar e o trabalho fica mais leve e mostra bem os pontos do quilt;

- Médias: Formam uma espécie de textura no quilt e um acolchoado discreto;

- Grossas: Destacam bem o relevo e o acolchoado do quilt. Esquentam bastante.

Alguns tipos de mantas são mais adequados para o quilt à mão, enquanto outros são melhores para o quilt à máquina. As mantas mais grossas são mais difíceis de trabalhar na máquina do que as finas e médias, enquanto as termocolantes são mais difíceis para o quilt à mão.

Para facilitar veja abaixo a lista de características e utilidade das mantas mais usadas da Pegorari:

Modo de aplicar - Menu Patchwork

Mantas para Patchwork, saiba como escolher a manta certa para o seu trabalho.