Uma das técnicas que vem ganhando destaque nos últimos anos dentro dos trabalhos artesanais com tecido é o patchwork, que é uma forma de unir tecidos em vários formatos e modelos, para criação de lindos trabalhos artesanais.

O importante dessa técnica é a utilização de sobras de tecidos que você pode utilizar para montagem e composição de uma peça.

As cores ficam ao seu critério e estampas também.

E aí, que tal fazer a sua também?

Confira algumas dicas de como fazer lindas capas de almofadas em patchwork, e com isso deixa sua casa com uma decoração toda especial.

Antes de saber como fazer este tipo de almofada especial é preciso entender o que é patchwork e como essa técnica pode ser praticada.

Patchwork é uma modalidade de artesanato bem simples que usa retalhos de tecido para a fabricação de objetos diversos.

Caso você tenha bastante paciência, goste de trabalhos manuais e adore deixar a sua casa bonita e bem decorada o patchwork é uma ótima opção.

Agora que você compreende como funciona esta técnica artesanal é fácil colocar mãos à obra para fazer uma almofada de tecido em patchwork.

E vamos mostrar passo a passo de como fazer uma almofada com a técnica do Patchwork conhecida como Crazy.

O Crazy é montado a partir de sobras de tecido e dá um resultado visual super diferente. A característica é usar retalhos da mesma tonalidade, mas valendo de tudo, do liso a todo tipo de estampado.

Primeiramente separe os materiais: Anotem os materiais: retalhos de tecidos, tecido liso para forro, piquê para o verso da capa, manta acrílica e botão.

Corte um quadrado de 42x42cm na manta acrílica, marque o centro desse quadrado e alfinete nele um pequeno pedaço de tecido. Inicie o trabalho sempre com os pedaços menores dos tecidos.

Escolha o segundo retalho, posicione ele lado direito com o direito do primeiro retalho, alinhado numa das laterais e costure essa lateral. Desdobre o retalho para o lado certo.

O processo todo segue essa regra: o retalho seguinte é posicionado sobre o anterior, direito com direito, e a costura passada numa das laterais pelo avesso. O retalho costurado é desdobrado e o próximo posicionado sobre ele, assim por diante.

Outra regra é que os retalhos devem ser posicionados sempre no sentido horário, o seguinte sobre o anterior, nunca pulando partes. Observe ao lado os retalhos circundando o retalho inicial, formando a espiral.

Sempre que costurar um novo retalho, acerte as sobras do tecido e continue preenchendo todo o quadrado de manta acrílica.

Assente as costuras com o ferro de passar.

Após isso, acerte os lados deixando o quadrado com 40x40cm.

Corte no piquê dois retângulos de 40x6cm e dois retângulos de 47x6cm. Costure-os ao quadrado de patch para fazer a borda da almofada.

Corte no tecido para forro um quadrado de 50x50cm e costure toda a borda ao quadrado de patch.

Corte no piquê um retângulo de 20x6cm dobre-o e passe uma costura fazendo uma tira. Esta será a alça para prender o botão na parte de trás da almofada.

Para o lado de trás da almofada corte no piquê um retângulo de 50x33cm e um retângulo de 50x28cm. Nos dois retângulos, costure uma barrinha numa das laterais de 50 cm.

Ao costurar a barrinha na lateral do retângulo maior, lembre de aproveitar e fixar a alça do botão.

Vamos montar o conjunto para fechar a almofada.

Faça um sanduíche com o quadrado de patchwork e sobre ele posicione o retângulo maior com a alça do botão para o centro, lados direito com direito, e alinhando com as laterais.

Posicione o outro retângulo sobre o outro lado do quadrado de patch, também com o direito virado para o direito do patch. Os dois retângulos vão se sobrepor deixando uma abertura no centro. Por essa abertura você vai colocar o recheio da almofada, depois de pronta.

Fixe toda a borda com alfinetes.

Costure todo o contorno normalmente. Depois desvire a almofada para o lado direito e passe a ferro para assentar bem as bordas.

Faça uma costura decorativa entre a faixa de piquê e o quadrado de patch. Essa costura vai formar as margens da almofada como se fosse uma moldura.

Costure o botão no verso da almofada. Com essa abertura você pode facilmente retirar o recheio e lavar a capa.

Agora é só rechear e admirar o resultado.

Gostou desse conteúdo? Clique aqui, cadastre-se e receba novidades e tendências do mundo da moda e patchwork, além de um cupom de 10% de desconto em nossos produtos.