Conheça a agricultura 4.0

Conheça a agricultura 4.0

 A agricultura têm grande participação no desenvolvimento do Brasil e de sua economia. Ao decorrer dos séculos, o país desenvolveu métodos produtivos próprios e garantiu seu lugar no podium dos cereais, café, laranja e outras frutas, legumes e verduras, além de flores, árvores, plantas ornamentais e semelhantes. 

Atualmente o país é uma das maiores promessas na agricultura mundial. Estados Unidos e União Europeia lideram a produção de alimentos, mas o Brasil possui grande capacidade de expansão nos negócios, o que amplia as oportunidades de mercado e desenvolvimento. 

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) prevê que o Brasil obtenha safra recorde de grãos no período 2020/2021, o que evidencia as chances brasileiras de expansão dos negócios. Com uma vasta área geográfica disponível para plantio, hoje o país necessita de maiores silos e celeiros para acomodação dos produtos. Essa implantação de melhorias no sistema de estocagem serve não apenas para a finalidade logística, mas também para melhores oportunidades de venda das colheitas para o exterior. 

A agricultura 4.0, semelhante ao conceito de indústria 4.0 baseia-se na aplicação de meios de produção que contribuam com a operação, seu gerenciamento e processos. Dessa forma, temos agora meios tecnológicos altamente precisos integrados por sistemas e softwares que promovem a ampliação do controle de toda a safra, desde o início do plantio até a venda final. 

Dentre os muitos benefícios dessa implantação, podemos destacar o alto nível de informações precisas disponíveis. Através dos sistemas é possível gerenciar as condições climáticas, tipos e condições de solo, saúde do solo, presença ou insuficiência de nutrientes, controle de pragas e outros dados relacionados à plantação. 

Com isso, o ato do plantio é realizado com maior certeza, favorecendo uma safra rica e dentro dos padrões pré-estabelecidos. 

Outro notório benefício é a oportunidade de acompanhamento em tempo real dos acontecimentos. Por meio de sistemas e softwares conectados, o gestor ou os gestores da lavoura podem verificar e gerenciar os processos, evitando com isso acidentes e possíveis perdas. 

Dentro da agricultura 4.0, é possível utilizar drones, telemetria, biotecnologia e dispositivos de análise do clima, tudo para promover uma safra aprimorada e livre de contato com pragas. 

A agricultura 4.0 pode levar o seu negócio a um patamar muito mais alto que o atual! Invista no aperfeiçoamento do seu modelo produtivo e tenha resultados maiores e melhores. Seja qual for a sua lavoura, conte com a Pegorari Agrícola. Clique aqui, conheça nossos produtos e adquira agora mesmo tudo o que precisa.

Deixe uma resposta