Agrofloresta: saiba o que é e como fazer​

Agrofloresta: saiba o que é e como fazer​

O Brasil é hoje uma importância entre países de grande potencial em agricultura, mas toda essa vasta plantação têm trazido custos de diferentes maneiras. 

Atualmente, o planeta Terra conta com seu maior volume populacional já contabilizado, o que gera uma grande demanda de alimentos e outros produtos naturais para a sobrevivência e manutenção da sociedade. 

Para que esta demanda seja suprida, cada vez mais enormes plantações são cultivadas, o que significa – em muitos casos – desmatamento e diminuição ou fim de espaços geográficos naturais. 

Em dezembro de 2020 o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apresentou à convenção do Clima, na cidade de Copenhague, 11.000 km² de desmatamento da Amazônia legal, sendo estes números resultantes apenas deste último ano. 

Com isso, faz-se preciso medidas que colaborem positivamente para que sejam mantidas a fauna e a flora brasileiras. Uma das soluções mais eficazes e possíveis de realização é a agrofloresta. 

Comumente chamado pela abreviação ‘SAF’, o sistema agroflorestal é uma forma de cultivo onde a ancestralidade do uso da terra é resgatada, combinando espécies com cultivos agrícolas e/ou animais. Combinação esta que pode ser realizada de forma simultânea ou em sequência temporal, favorecendo a economia e também a ecologia. 

Na agrofloresta, o sistema de produção da natureza é ilimitado, de modo que sobre o solo há várias espécies de plantas juntas, uma favorecendo a outra, evitando com isso pragas e doenças, e dispensando a necessidade do uso de venenos e semelhantes. No sistema agroflorestal, dividem espaço, culturas anuais, árvores frutíferas e de outras qualidades, leguminosas e animais de criação da própria família de agricultores. 

Objetiva-se com essa implantação do SAF intensificar os mecanismos ecológicos das flores, e na situação dos trópicos úmidos, as agroflorestas sucessionais apresentam-se como um sistema eficaz na tomada de decisões sobre o cultivo da terra. 

O IPOEMA (Instituto de Permacultura) – a saber, “permacultura” é uma cultura permanente de planejar ambientes humanos sustentáveis – tem como uma de suas principais tecnologias em produção alimentar o modelo de agroflorestas sucessionais

Dê início à novas práticas e colabore com o meio ambiente! Para todas as situações, conte com a Pegorari Agrícola e decole no seu negócio. Clique aqui, conheça nossos produtos e solicite agora mesmo o seu orçamento.

Deixe uma resposta