O cafeeiro pode ter até três floradas por ano, mas a amadurecimento dos frutos não é uniforme, uma mesma árvore pode apresentar frutos verdes, vermelhos e passas. Por isso a colheita do café pode acontecer de várias formas, e um das formas é a Derriça de Chão, que vamos falar hoje.

Uma maneira de ter sucesso na colheita é começá-la quando a maioria dos frutos das árvores estiverem em estágio cereja (vermelhos), nessa fase apenas 5% dos frutos de café estão verdes. A técnica mais popular de colheita é a derriça, que é a retirada dos frutos das árvores de uma vez só e pode ser feita manualmente ou com a ajuda de máquinas.

Já no sistema de derriça no chão que é uma variação da técnica derriça, os trabalhadores da lavoura retiram os frutos de galho em galho e os jogam no solo. Geralmente, folhas e pedaços de galhos são retirados junto com o café e, por isso, muitos cuidados devem ser tomados antes dos grãos começarem a ser colhidos.

Para garantir a qualidade do café uma série de processos devem ser feitos antes de dar início a colheita do café e depois também.
São eles:

1. Arruação – é limpar o terreno, principalmente embaixo das árvores do café. Este processo é importante para que os frutos que serão jogados no chão não se misturem a restos orgânicos. E geralmente os ciscos e galhos que são retirados na limpeza são amontoado nas ruas dos cafeeiros.

2. Varrição – para não prejudicar a qualidade dos grãos, os cafés caídos antes da colheita devem ser recolhidos e secos separadamente dos que serão retirados do pé, pois estão eles estão mais passíveis de fermentação indesejada.

3. Derriça – retirada dos frutos da árvore, deixando-os cair diretamente no chão.

4. Rastelação – a ferramenta rastelo será usada para recolher os frutos que foram derriçados e colocar estes frutos em peneiras.

5. Abanação – nesse passo os cafés que foram para a peneira são jogados para cima para que  pó, gravetos, galhos, folhas e pequenas pedras sejam separados dos frutos colhidos.

6. Esparramação – depois da colheita feita os resíduos recolhidos com o rastelo serão espalhados no terreno para secar.

Gostou dessas dicas? Quer saber mais sobre a colheita de café?
Clique aqui e cadastre-se e recebe as novidades e dicas da Pegorari em primeira mão.